Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

JT afasta justa causa de gerente da Renner por uso particular de e-mail corporativo

Publicado por Fernando Alcantara
há 9 anos

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a reversão da dispensa por justa causa aplicada pelas Lojas Renner S. A. A gerente que utilizava o e-mail corporativo para administrar a clínica de estética da qual é sócia. Os ministros concluíram que a punição foi desproporcional à gravidade da falta cometida.

A Renner demitiu a gerente de planejamento de produto por entender que ela utilizava o e-mail da loja para comprar materiais e manter contato com fornecedores e clientes da clínica, inclusive enquanto esteve afastada do serviço, recebendo auxílio-doença da Previdência Social. Segundo o empregador, a conduta configurou mau procedimento, autorizando a dispensa por justa causa, com base no artigo 482, alínea ‘b', da CLT.

O juízo da 24ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS) converteu a dispensa em imotivada, condenando a empresa ao pagamento das verbas rescisórias, e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) confirmou a sentença. Apesar de constatarem o uso indevido do e-mail corporativo, o juízo de primeiro grau e o Regional não consideraram suficientemente grave a atitude da trabalhadora a ponto de justificar a justa causa, que, para eles, só deveria ser aplicada se não houvesse outra sanção capaz de corrigir o comportamento irregular, como a advertência ou a suspensão.

O relator do recurso da Renner ao TST, ministro Emmanoel Pereira, manteve o acórdão do TRT-RS por considerar desproporcional a medida da empresa, imposta sem a aplicação prévia e gradativa de penalidade menos grave compatível com a infração. Ele ainda afirmou que o uso de instrumentos da loja para a administração de interesses pessoais não é, por si só, motivo para dispensa por justa causa.

A decisão foi unânime.

Processo: RR-447-94.2011.5.04.0024

Notícias do TST.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações84
  • Seguidores46
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações491
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jt-afasta-justa-causa-de-gerente-da-renner-por-uso-particular-de-e-mail-corporativo/224146603

Informações relacionadas

COAD
Notíciashá 9 anos

Empresa é condenada por injúrias raciais de empregadas contra vendedora

Renner é obrigada a reincluir ex-funcionária no plano de saúde

DellaCella Souza Advogados, Advogado
Notíciashá 10 anos

Namoro entre colegas de trabalho é alvo de polêmicas após decisão judicial

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deve ter sido difícil para os advogados das Lojas Renner explicar o obvio aos proprietários. Acredito que "procuraram pelo em ovo" para dispensar a gerente sem verbas indenizatórias. Mereciam um processo de indenização moral só para deixarem de ser "manés". continuar lendo